Saiba o que é LEI nas praias de Búzios

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Trecho do Código de Posturas de Búzios sobre as Praias

As praias de Búzios têm regras definidas pelo Código de Posturas do município para garantir a ordem, o sossego e a preservação ambiental. Confira o que é proibido por lei.

CAPÍTULO II 

DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS 

ART. 55 – Compete ao Poder Público, por parte de seus órgãos competentes, zelar para que o público use adequadamente as praias. 

ART. 56 – Nas praias é proibido: 

I – O trânsito, a permanência ou banho de qualquer espécie animal, ainda que acompanhado de seu dono; 

II – Instalar qualquer aparelho ou dispositivo permanente ou não, para abrigo, prática de esportes ou para qualquer outro fim, sem autorização prévia do Poder Público; 

III – Instalar circos e parques de diversões; 

IV – Praticar esportes como futebol, voleibol, frescobol ou basquetebol, em locais e horários que não sejam os devidamente autorizados pela resolução específica do órgão municipal competente; 

V – Lançar detritos ou lixo de qualquer natureza fora das lixeiras. 

Parágrafo Único – O não cumprimento aos dispositivos deste artigo poderá acarretar apreensão dos animais, produtos, materiais ou equipamentos, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 141 e do pagamento de valores relacionados à apreensão, transporte e guarda em depósito. 

ART. 57 – Será permitido nas praias o comércio ambulante e fixo de produtos alimentícios ou não, desde que autorizados e registrados, a critério dos órgãos municipais competentes. 

ART. 58 – O comércio fixo de alimentos nas praias será exercido em caráter precário somente em locais determinados pela Prefeitura Municipal, através de Termo de Permissão de Uso de Bem Público, firmado entre o particular “permissionário” e o Poder Público, nos critérios e limites estabelecidos no referido Termo, com as devidas autorizações dos órgãos estaduais e federais. 

§ 1º – Os “permissionários” pagarão uma taxa mensal para a utilização do bem público, que deverá constar do Termo a que se refere este artigo, e deverão obter Alvará de Funcionamento e Licença Sanitária, estando sujeitos à ação das Fiscalizações Municipais. 

§ 2º – A Licença Sanitária de que trata o parágrafo anterior deverá ser requerida em formulário próprio e protocolada no Protocolo Geral do Município, que encaminhará o Processo de Licenciamento ao Órgão Sanitário competente. 

§ 3º – O permissionário será obrigado a: 

a) Conservar os bens permissionados, trazendo-os limpos e em bom estado de conservação e devolvê-los ao final da Permissão em perfeitas condições de uso e conservação, sob pena de pagar os prejuízos e consertar os danos causados; 

b) Não permitir que terceiros utilizem o imóvel, no todo ou em parte, a qualquer título; 

c) Assegurar o acesso ao imóvel dos servidores públicos encarregados da Fiscalização; 

d) Pagar todas as despesas que, direta ou indiretamente, decorram do uso do imóvel, inclusive tributos, tarifas ou preços públicos. 

§ 4º – É vedado ao “permissionário” acréscimo de qualquer acessão ou benfeitoria, montagem ou instalação de equipamentos, sem prévia autorização dos órgãos municipais competentes. 

§ 5º – O não cumprimento ao disposto nos parágrafos anteriores poderá acarretar em imposição de multa diária até que a irregularidade seja sanada. 

§ 6º – No caso de não cumprimento das exigências legais, poderá ocorrer apreensão dos equipamentos, demolição da benfeitoria ou execução de obras no local, sendo o “permissionário” responsável pelo respectivo pagamento aos valores atribuídos para a apreensão, transporte, depósito e outros serviços, acrescidos de vinte por cento do valor total, a título de administração. 

ART. 59 – O Poder Executivo expedirá Decreto regulando o comércio ambulante nas praias do Município, se assim entender necessário à perfeita aplicação desta Lei pela Administração Municipal.  

ART. 60 – A exploração comercial de atividades esportivas, recreativas (escunas) e de serviços (táxi náutico) no mar e nas praias existentes no Município de Armação dos Búzios dependerá do cumprimento das normas estabelecidas na Lei nº 041, de 17/11/1997. 

Código de posturas de Búzios na integra

Veja Também:

WhatsApp Image 2025-04-11 at 14.24.22

MEIO AMBIENTE | Amanrasa mobiliza mutirão com alunos da rede pública na Praia de Manguinhos

Amanrasa Mutirão

Amanrasa realiza nova edição do Mutirão de Limpeza com participação de estudantes da rede pública

WhatsApp Image 2025-03-31 at 08.09.21 (1)

Reunião com a Secretaria de Ordem Pública garante melhorias nas praias de Manguinhos e Rasa