Iniciativa destaca importância da ação para preservação ambiental e saúde pública, além de oferecer orientações aos moradores
A Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) emitiu hoje um comunicado importante dirigido à imprensa local, informando sobre a necessidade urgente de os moradores realizarem a ligação de esgoto de suas residências ou estabelecimentos comerciais à rede coletora.
Com o objetivo de preservar o meio ambiente e garantir a saúde pública, a Amanrasa ressalta a importância desse procedimento para evitar o descarte irregular de esgoto em rios ou galerias de águas pluviais, o que constitui crime ambiental sujeito a sanções legais.
Embora algumas ruas já possuam rede coletora de esgoto, proporcionando uma cobertura parcial, muitas áreas ainda carecem desse sistema completo. Nas ruas onde a rede coletora está disponível, o esgoto é direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro São José, onde é tratado para ser reutilizado como água de reuso.
Para auxiliar os moradores a verificar se sua rua conta com rede coletora de esgoto, a Amanrasa disponibilizou uma imagem indicativa em seu site oficial. Aqueles que têm rede coletora disponível em sua rua passam a ter a obrigação de se conectar a ela, sendo o custo da ligação de responsabilidade do morador.
O presidente da Amanrasa, em entrevista à imprensa, enfatizou a importância e a obrigatoriedade desse procedimento para a preservação do meio ambiente e a saúde pública, destacando que a negligência nesse sentido pode acarretar em consequências legais sérias para os moradores.
Para mais informações sobre o assunto e para acessar a imagem indicativa das ruas com rede coletora de esgoto, os interessados podem visitar o site da Associação de Moradores ou entrar em contato com a Amanrasa pelos canais oficiais de comunicação.
BAIXE AQUI o documento com o mapa das ruas.