Na última quinta-feira (6), a Secretaria de Drenagem e Saneamento de Búzios promoveu uma importante reunião para discutir melhorias no saneamento e infraestrutura do município. O encontro contou com a presença do secretário Aziel, representantes da Prolagos, engenheiros e equipes de comunicação, além de Roberta Gomes, representante institucional da concessionária. Um dos destaques do evento foi a participação ativa da Amanrasa (Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa), que desempenhou um papel central na discussão de diversos temas de relevância para os moradores dessas áreas.
1. Obras de Saneamento em Cem Braças
A Amanrasa se envolveu diretamente nas discussões sobre as obras de saneamento previstas para o bairro Cem Braças, que começam na segunda-feira (10). Durante a reunião, a associação se comprometeu a colaborar com a Prefeitura e a Prolagos para garantir que as intervenções ocorram de maneira ordenada e sem causar transtornos à comunidade. A Prefeitura ficará responsável pela remoção das ligações de água pluvial e esgoto, enquanto a Prolagos construirá a rede de esgoto e a ligará à estação de tratamento. A previsão de conclusão é para abril deste ano, e a Amanrasa acompanhará de perto o andamento do projeto, buscando minimizar impactos aos moradores locais.
2. Problemas na Praia de Manguinhos
A situação da rede de esgoto no bairro Manguinhos, trecho próxima ao posto Shell as margens da Avenida José Bento Robeiro Dantas, também foi abordada. A Amanrasa expressou sua preocupação com a rede construída sem a devida autorização da Prolagos em gestões anteriores. Durante a reunião, a Prolagos assegurou que já garantiu recursos para a construção de uma elevatória ainda este ano, o que permitirá que o esgoto seja adequadamente direcionado para a rede tronco, evitando problemas futuros. A Amanrasa enfatizou a importância de acompanhar a execução dessa solução e garantir que a área seja devidamente atendida.
3. Extravasamento de Esgoto no Porto da Barra
Outro tema importante foi o extravasamento de esgoto na Barrinha, no Porto da Barra, que ocorreu mesmo sem chuvas. A Prolagos afirmou que o problema foi causado pela bomba de esgoto que apresentou defeito, mas também pode acontecer quando a pressão da água é tanta que que a barreira que impede o fluxo não suporta. A Amanrasa reforçou uma solução para o problema e a Prolagos anunciou medidas emergenciais, mas não disse qual e nem data. AProlagos também argumentou a necessidade de conscientização para evitar o despejo inadequado de água de piscinas e outros resíduos nos sistemas de esgoto. A Amanrasa questinou porque não há uma bomba reserva ou gerador que possa ser acionado quando a bomba principal apresentar defeito.
4. Futuras Ações e Colaboração da Comunidade
Durante a reunião, foi acordado a criação de um grupo de trabalho formado pela Prefeitura, Prolagos, Amanrasa e representantes das comunidades locais para tratar do saneamento nas áreas mais afetadas. A associação reforçou a importância da colaboração dos moradores e pousadas na construção de redes de esgoto, especialmente em áreas como o bairro Enseada do Gancho, que ainda não possui esse tipo de infraestrutura.
A Amanrasa reafirmou seu compromisso com o bem-estar das comunidades de Manguinhos e Praia Rasa.