A Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) deu início à organização do sistema de coleta seletiva, coordenado pela Comissão de Meio Ambiente da associação. O projeto prevê a instalação de postos de coleta exclusivos dentro da área de cobertura da Amanrasa, atendendo uma região com cerca de cinco mil moradores, além de passantes e visitantes.
O Porto da Barra, um dos polos gastronômicos e comerciais mais importantes de Búzios, aderiu à iniciativa e cederá espaço para um dos pontos de coleta. Parcerias para outras pontos de coleta, além de tratativas com cooperativas, associações de catadores e compradores de recicláveis estão sendo firmadas para garantir o destino correto dos materiais recolhidos.





A Amanrasa também está conduzindo estudos técnicos para definir o modelo e custo dos recipientes que serão utilizados nos postos de coleta, garantindo eficiência no armazenamento e logística dos resíduos recicláveis. Paralelamente, a associação trabalha na otimização do recolhimento de resíduos orgânicos, em parceria com empresas locais.
Com um histórico de atuação na defesa da qualidade de vida e preservação ambiental, a Amanrasa tem promovido ações concretas na região, incluindo mutirões de limpeza, campanhas educativas, debates sobre sustentabilidade e a interlocução com o poder público para melhorias estruturais. O novo projeto de coleta seletiva reforça o compromisso da associação com a gestão responsável dos resíduos e o envolvimento da comunidade na busca por soluções sustentáveis.